quinta-feira, 11 de junho de 2020

cor da pele

Cor - Impressão que a luz reflectida pelos corpos produz no órgão da vista.

quero um  campo de papoilas onde olhar o céu azul.
entardecer em maré vaza, para pisar solo que já foi mar
Se Abril para mim é Cravo, Maio é papoila.
Mas Maio passou e Junho já se adianta.

"I can't breathe!"

Sou descendente de escravos
construtores, forçados, dos arrozais de alcácer-do-sal
Sou descendente de pescadores
Sou descendente de operários, agricultores!
Nunca vi o vermelho do solo africano
nunca lhe senti o cheiro, em dia raro de chuva
mas sinto-lhe a falta.
A minha costela europeia e a minha costela africana
coexistem debaixo da mesma pele
o mesmo corpo, coração, carne
não há guerra entre elas, mas inquietação
mágoa, sim, do velho continente escravocrata
amor ao meu país, mas sem esquecer  o passado.
Orgulho da gente trabalhadora, da qual descendo
orgulho da minha raíz negra, resistente
orgulho da minha gente amante do mar
orgulho da humanidade da qual provenho
sem rotulo, sem cor, sem descriminação
filha de eva, pecado original; Mulher!
O mundo dói-me
fere até à medula
o estentor fascista, verme roendo a maçã
virus, corona di spine,
virus, racismo rotula,
esmagando traqueias,
o estertor, inicial ralo" I can't breathe "
agiganta-se e se faz  omnipresente
"The Times They Are a-Changin"?

Sem comentários:

Enviar um comentário